segunda-feira, 31 de março de 2014

Vale a pena investir na poupança ?

Vale a pena investir na poupança ? é uma pergunta rotineira feita pelo pequeno investir, ainda mais com as incertezas do mercado financeiro. O pequeno investidor tem pequenas quantias para aplicar, diminuindo as opções de investimentos com boa rentabilidade, que exigem aportes maiores para aplicar.

O ideal é ter pelo menos uma reserva na poupança para iniciar o salto em novos investimentos, pois terá liquidez em caso de emergência e somente após esta reserva, aplicar em outros investimentos de "menor" liquidez , mas maior rentabilidade.

Como fazer isto? como parâmetro, faça um levantamento dos seus gastos mensais, feito isto, invista pelo menos 6 meses deste valor na poupança, assim você tem uma reserva para planejar seus investimentos com calma e protegido de eventuais problemas financeiros de última hora.

O rendimento da poupança é mensal, sendo atualizado sempre na data de abertura (aniversário). Desta forma, caso tenha que sacar o dinheiro ou parte dele imediatamente, só perderá o rendimento do mês, mas não terá IR sobre o rendimento. 
As regras de rendimento da poupança mudaram em maio de 2012. Sempre que a Selic (taxa básica de juros) estiver em 8,5% ou menos ao ano, a poupança rende 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial).
Para os depósitos feitos antes de 3 de maio de 2012, o rendimento continua sendo o antigo, de 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais a variação da TR (Taxa Referencial, calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central).

Independente da alteração do rendimento da poupança, é importante que o início da vida do investidor seja com esta reserva na poupança, apesar de render "pouco", dará a devida segurança para um ótimo planejamento financeiro de investimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário